.
.
94ª Corrida Internacional de São Silvestre, está chegando a hora! No próximo dia 31 de dezembro, a capital paulista irá fervilhar.

Fortaleza, 22/11/2018 - No próximo dia 31 de dezembro, as atenções do pedestrianismo mundial estarão voltadas mais uma vez para a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre - a maior da América Latina, que este ano chega a sua 94ª edição. Nesta festa, estão sendo aguardados mais de 30 mil corredores "oficialmente inscritos", além dos atletas não inscritos (pipocas), e fakes, que devem contribuir para que este número chegue próximo da marca de 40 mil atletas nas ruas da capital paulista.

Este ano, a corrida deverá manter o seu horário de largada matutino, mas o horário oficial só será divulgado até o dia 30 de novembro, conforme informações que constam do regulamento da corrida.

Em 2017, os melhores brasileiros na Corrida Internacional de São Silvestre foram, Giovani dos Santos e Joziane Cardoso, com a 5ª e 10ª colocação respectivamente, sendo os africanos Dawitt Fikadu (44min 15seg), e Flomena Cheyech (50min 17seg), os vencedores.

Os recordes de tempo na Corrida Internacional de São Silvestre, pertencem ao lendário queniano, Paul Tergat - 1995 (43min 12seg), e Jemina Sumgong - 2017 (48min 35seg). Os brasileiros com os melhores tempos na corrida, são, Marilson Gomes dos Santos - 2003 (43min 50seg), e Lucélia Peres - 2006 (51min 24seg).

.

 

Criada pelo jornalista Cásper Líbero em 1925, a Corrida Internacional de São Silvestre possui hoje um percurso de 15km, e nos últimos anos este trajeto desafiador vem passando por alterações técnicas ou logísticas, que visam dar mais segurança, fluidez, e competitividade a corrida.

Diferente das marcantes e emocionantes edições realizadas à noite, até 1988, a Corrida Internacional de São Silvestre vem sendo realizada atualmente pela manhã, e esta mudança de horário vem fazendo com que o calor seja um dos maiores adversários de todos os atletas, com temperaturas que podem superar a marca de 30º C durante a prova. Além do calor, a alta umidade relativa do ar em São Paulo nesta época do ano, também costumam interferir bastante no rendimento final dos atletas, reforçando a importância de uma preparação física adequada, hidratação (pré-prova, e durante a corrida), e estratégia em trechos importantes da prova.

 

Brasileiros em destaque na Corrida Internacional de São Silvestre.

Recentemente, pelo menos nos últimos cinco anos, sempre temos atletas brasileiros entre os TOP10 da Corrida Internacional de São Silvestre, e neste seleto grupo, estão: Giovani dos Santos; Damião Alcelmo; Ederson Vilela; Altobeli Santos; Marilson Gomes; Gilmar Silvestre; Ubiratan dos Santos; Paulo Roberto de Almeida; Joziane Cardoso; Jaciane Araújo; Tatiele Robera; Cruz Nonata; Sueli Pereira; Roselaine de Sousa; Marizete Moreira e Adriana Aparecida; Joziane Sousa.

Campeões brasileiros: Sebastião Alves Monteiro (1945 e 1946); José João da Silva (1980 e 1985); João da Mata (1983); Ronaldo Costa (1994); Émerson Iser Bem (1997); Marilson Gomes dos Santos (2003; 2005 e 2010); Franck Caldeira (2006).

Campeãs brasileiras: Carmem de Oliveira (1995); Roseli Machado (1996); Maria Zeferina Baldaia (2001); Marizete de Paula Rezende (2002); Lucélia Peres (2006).

 

Cearenses na Corrida Internacional de São Silvestre.

Foto 01 - Heloísa Freitas, estreante na São Silvestre; Foto 02 - Luis e Roseane, casal estreante na São Silvestre; Fotos 03 e 04 - Valdison Neves e Antônia Bernadete, melhores cearenses na fase internacional da Corrida de São Silvestre.

 

Batismo de corredor - Em 2006, participei da corrida seguindo uma recomendação e tradição entre corredores veteranos - batismo, e na oportunidade, após uma longa caminhada seguida de trote no início da corrida, ainda consegui concluir os 15km em 1h 11min, (marca bem superior aos últimos treinos realizados na época em Fortaleza). Como dica, se você pretende fazer um bom tempo na Corrida Internacional de São Silvestre, só existem duas opções: Largar na frente (elite), ou chegar cedo para ficar bem posicionado no pelotão geral (povão). Nesta segunda opção, lembramos que o seu desgaste poderá ser grande, pois em muitos casos atletas costumam ficar por mais de três horas em pé, marcando lugar nas primeiras filas da largada. Não é moleza!

Mas se você não está preocupado com o tempo final, o mais importante é curtir a viagem e concluir a corrida, com direito a muitas fotos e histórias para contar. Faça o seu planejamento!

 

O melhor cearense na corrida - Historicamente, existe um fato pouco divulgado entre muitos atletas de nossa região, pois na década de 60 e 70, um dos melhores corredores de rua do país estava aqui em Fortaleza, cabendo ao atleta José Freitas "Mestre Freitas", o registro de um resultado inesquecível na Corrida de São Silvestre. O ano correto não sei ao certo, provavelmente 1966 ou 1967, mas o fato, é que o jovem José Freitas, no auge de sua forma física, foi o 6º colocado geral na corrida, em época que a São Silvestre tinha um percurso de 8.700 metros. Infelizmente, o "Mestre Freitas" nos deixou em 2015, mas quem teve a oportunidade de viajar e conversar com ele - principalmente naquele banco de praça ao lado do Aterro da Praia de Iracema, com certeza escutou muitas histórias do atleta.

Atualmente, os melhores cearenses na Corrida Internacional de São Silvestre - 15km, são: Valdison Neves, 2015 (48min 49seg); Antônia Bernadete, 2016 (57min 11seg).

 

Mantendo a tradição, muitos cearenses devem ir para a Corrida Internacional de São Silvestre este ano, como atletas estreantes da Assessoria Esportiva Vida em Forma, alguns veteranos que participam da corrida há décadas - em viagem terrestre (ônibus), e outros grupos que preferem uma viagem mais rápida, como os amigos da Equipe Zero KM. Abaixo, uma das fotos de nossa viagem em 2006, com direito a uma parada estratégica para lanche, e um breve treino na rodovia para soltar as pernas. De ônibus, são quase 4 dias de viagem até São Paulo, saindo de Fortaleza. Na foto, "Mestre Freitas" está de braços abertos.

As inscrições para a 94ª Corrida Internacional de São Silvestre continuam abertas no site oficial do evento, e o primeiro lote com o valor de R$ 185,00 + taxa bancária, já foi encerrado. www.saosilvestre.com.br

 

São Silvestres espalhadas pelo mundo.

Mas enganam-se aqueles que pensam que a São Silvestre brasileira é a única no mundo, pois após uma breve pesquisa, encontramos quase 50 São Silvestres espalhadas pelo mundo, sendo a prova brasileira, a maior e mais conhecida de todas com o nome do Santo Pontífice - Papa, São Silvestre.

Confiram esta matéria especial: São Silvestres espalhadas pelo mundo. link...

 

São Silvestre 2017: Transmissão completa, TV GAZETA.

Confiram esta transmissão completa da 93ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada pela TV GAZETA. Neste vídeo, você poderá observar detalhes interessantes da corrida, que geralmente não são exibidos em programas normais, com o tempo reduzido.

 

 

 

Cadeirantes na Corrida Internacional de São Silvestre.

 

 

Acompanhem as nossas publicações, site ou Blog Jornal O POVO.

Dica de leitura: Conheçam as corridas maranguapenses, link...

Corrida UNIMED Fortaleza - Maia Maratona, um sucesso! saibam como foi a prova, link...

Circuito Cross Urbano Caixa Fortaleza, saibam como foi a prova, link...

Genética, disciplina, localização geográfica? Porquê os africanos dominam as corridas? link...

Ronaldo da Costa. O único recordista mundial brasileiro - latino americano, em maratonas. link...

Maratona de Buenos Aires. Valdison Neves (CE), foi o melhor brasileiro nos 42km. link...

Eliud Kipchoge vence em Berlim, com direito a recorde mundial na maratona. link...

Nossa entrevista com o medalhista olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima. link...

Maratoninha Caixa Fortaleza. Saibam como foi a prova. link...

Circuito de Corridas Caixa Fortaleza. Saibam como foi a prova. link...

Circuito Caixa Recife. Quenianos vencem, saibam como foi a prova. link...

Corrida das Férias Maranguape - iPark. Saibam como foi a prova. link...

Cálculo e monitoramento de percursos. link...

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

 

Portal do Corredor - O pioneiro web no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2018.
- Conheçam um pouco da nossa história. Quem Somos? link...

- Blog de Corridas, Jornal O POVO on-line, link...

- Fanpage Portal do Corredor, link...

- Perfil Facebook / Félix Luis, link...

- Corridas / Félix Luis, link...

- Vídeos Portal do Corredor, link...

- Instagram: portal_corredor.

- Twitter: @portal_corredor

- Mailing: aproximadameente 25 mil cadastros.

 

Empresas que apoiam o nosso trabalho: