.
.
Da tradicional Meia Maratona de Fortaleza, para o ano das meias maratonas cearenses. Opções não irão faltar em 2017.

Fortaleza, 02/03/2017 - Não faz muito tempo em que começávamos o ano pensando apenas em uma das corridas mais tradicionais do calendário cearense, a Meia Maratona de Fortaleza (abril), mas após uma década, este cenário mudou bastante, e hoje, viramos dezembro e começamos janeiro com várias corridas programadas apenas para o primeiro trimestre do ano, com opções para todos os gostos: distâncias; tipos de terreno; valores de inscrição; premiação; kits; cidades; etc...

Com o tempo, algumas mudanças significativas também ganharam força no pedestrianismo cearense, como a procura por provas mais longas, e a migração de corredores para o triathlon, principalmente após a chegada do Ironmam a Fortaleza. Neste caso, um dos principais motivos desta migração, está relacionada a motivação, pois muitos corredores que deram os seus primeiros passos em provas de 5km e 10km, buscam agora novos desafios, seja nas corridas de rua ou no triathlon.

Ainda em relação as corridas mais longas em solo cearense, até que já temos algumas novidades em nosso calendário nos últimos anos, (Desafio da Chapada do Araripe; Circuito Cross Run Copa Serra Sertão; Circuito Caprius Cross; Circuito ASES Adventure; Desafio Vale do Juá de Guaiúba; Meia Maratona Beach Park; Maratona da Virada de Baturité), e complementando essas atividades, temos também o incremento das assessorias esportivas e grupos de corredores, que realizam treinos regulares em percursos que exploram as belezas de nossas serras, sertão e litoral. Com este up entre amigos, o condicionamento físico e a auto-estima decolam, e muitos acabam optando em competir em outros estados, ou até mesmo do exterior.

Um breve histórico: Ao contrário do que muitos pensam, ou sequer sabem, já tivemos algumas maratonas e ultramaratonas em solo cearense, e nem faz tanto tempo assim. A maior e mais recente maratona, aconteceu em 2015, (Maratona Noturna Caixa), e antes, tivemos a Maratona do Sol Poente, realizada na cidade de Caucaia / CE, em 2010.

 

Mas a primeira maratona oficial realizada no estado do Ceará aconteceu em Fortaleza em 1991, e conseguimos até o certificado desta corrida com o veterano Cícero Antônio, que participou da prova ao lado do amigo João Bosco.

Em relação a ultras, tivemos quatro nos últimos anos por aqui. As três primeiras, 2007, 2008 e 2009, (Ultra Maratona Noturna Dunas Race), aconteram no Resort Porto D'Aldeia (1) e Autódromo Internacional do Eusébio (2), todas noturnas com duração de 12 horas, e a mais recente também aconteceu no Autódromo Internacional do Eusébio em 2016.

O interessante nessa história, é que até a primeira ultra cearense em 2007, praticamente não tínhamos a cultura de realizarmos treinos longos para provas deste tipo em Fortaleza, e muitos encararam este desafio com treinos básicos de 5km, 10km, e quiça 21km.

 

Com a falta de experiência da maioria dos corredores em provas de endurance, as consequências físicas e emocionais não demoraram muito a aparecer nesta primeira ultra cearense em 2007, e com pouco mais de 5 horas de prova (largada às 19h), vários corredores já estavam literalmente quebrados, com as pernas para o alto em suas tendas de apoio, pois muitos começaram a prova forte, como se estivessem correndo, 5km, 10km ou 21km.

A partir deste período, as provas mais longas começaram a despertar o interesse de muitos corredores cearenses, que aos poucos foram formando grupos para realizar treinos em estilo cross-trail espelhados pelos recantos do estado.

Ao lado, a primeira medalha da Ultra Maratona Dunas Race, realizada no Resort Porto D'Aldeia em 2007.

 

Maratonas e Meias Maratonas "previstas" para o estado do Ceará em 2017:

22/01/2017 - Meia Maratona Cross Run Atletas do Futuro.
17/03/2017 - Corrida Jeri Beach Run.
00/04/2017 - Meia Maratona de Fortaleza, (prova cancelada).
07/05/2017 - Circuito de Corridas Pague Menos.
21/05/2017 - Meia Maratona Beach Park, (prova cancelada).
00/07/2017 - Maratona Pão de Açúcar de Revezamento.
00/07/2017 - Maratona do Litoral.
13/08/2017 - Meia Maratona Terra da Luz.
30/09/2017 - Meia Maratona BAND.

Consultem o site da FCAt para verificar o nosso calendário de corridas, link...

 

O fator climático cearense: Com o tempo, estamos vendo que o paradigma do clima cearense (quente), está sendo superado com a realização de várias corridas em nosso estado, mas claro, que pelo menos dois fatores importantes devem ser considerados neste contexto: A hidratação dos atletas, e o horário de largada.

Em relação as provas mais longas, já está mais do que comprovado que elas também são viáveis em solo cearense, mas nesses casos, as largadas devem ser feitas em horários adequados. Outro fator que pode ser melhor explorado nesta linha de raciocínio, é o potencial de nossa belíssima região serrana, com as suas temperaturas mais amenas e percursos desafiadores.

 

Exemplos relacionados com esta matéria:

Na foto da esquerda, estou ao lado do ultramaratonista Manoel Djacir Braga, que deu os seus primeiros passos em ultras em 2007. Ao centro, Augusta Barbosa, da Assessoria Esportiva Contabilistas, com diversas participações em provas nacionais e internacionais. Na foto da direita, Jussier Damasceno, campeão da mais recente ultramaratona realizada em Fortaleza em 2016, e a atleta Lorena Jardim, que participou recentemente da difícil Maratona do Atacama (Chile).

 

Algumas recordações: Maratona do Sol Poente e Ultra Maratona Noturna Dunas Race.

Olha-nos ali, na 1ª Maratona do Sol Poente, Caucaia / Icaraí - 2010. Na primeira foto, estou entre os atletas Pacífico e Ribamar, e ao lado, uma foto da largada por volta das 16h.

 

Ultra Maratona Noturna Dunas Race 2007 - Nosso quarteto misto campeão, com 172,5 km percorridos em 12 horas, (Tony, Lúcia, Antônio e Félix). Ao lado, após 11 horas de prova, ainda tínhamos fôlego para dar as últimas voltas no circuito.

 

Ultra Maratona Noturna Dunas Race 2008 - Desta vez, participamos com um quarteto misto, (Rubens, Marlene, Demétrio e Manoel Sales), e eu na categoria solo. Ainda consegui percorrer 83 km, (sem treinamentos específicos na época).

 

Última atualização: 30 de março de 2017.

 

Comentários:

Deixe o seu comentário em nossa página de corridas no Jornal O POVO, link...

 

 

Portal do Corredor - Nossos Canais Oficiais.

- Sites: www.portaldocorredor.com.br / www.portaldocorredor.com

- Blog de Corridas Jornal O POVO: http://blog.opovo.com.br/corremah

- Félix Luis: http://portaldocorredor.blogspot.com.br

- Fanpage e Youtube: Portal do Corredor & CIA.

- Perfil Facebook: Félix Luis.

- Instagram: portal_corredor.

- Twitter: @portal_corredor

- e-mail: portaldocorredor@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

Matérias e arquivos que publicamos recentemente. Pesquise aqui!
.
.
.
 
.

 

 

Portal do Corredor: O pioneiro web no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2016 - Todos os direitos reservados.

Nossas páginas oficiais: www.portaldocorredor.com.br e www.portaldocorredor.com
Fanpage, Portal do Corredor & CIA: www.facebook.com/portaldocorredor
Direção da empresa, Félix Luis: link...
Instagram: portal_corredor
Twitter: @portal_corredor
e-mail: portaldocorredor@gmail.com

Nossos números:

Site: 13 anos de atividade, com matérias regionais e nacionais; 270 eventos divulgados até dezembro de 2016.
Fanpage: Mais de 1.000.000 (um milhão), de pessoas alcançadas com as nossas publicações.
Mailling: Aproximadamente 23 mil e-mails para envios regulares.