Fortaleza, 10/04/2021 - No último dia 07/04, fomos surpreendidos com a notícia de que a tradicional Revista Contra Relógio, "deixará de circular nas ruas, em bancas de revistas", encerrando um ciclo que durou quase 28 anos.
Criada pelo jornalista Tomaz Lourenço em outubro de 1993, a Revista Contra Relógio marcou época em nosso segmento de corridas de rua, e fará muita falta para todos nós, principalmente para os corredores mais veteranos, que sempre compravam os seus exemplares em bancas de revistas, como foi o meu caso.
Em relação a isso, recordo-me com saudosismo, que, quando tratava-se de um exemplar especial, como a edição de dezembro com o resultado da Corrida Internacional de São Silvestre, eu precisava passar em três, quatro, ou cinco bancas de revistas para encontrar e adquirir o meu exemplar, pois a procura era grande. Mas infelizmente, com o tempo, essa tradição foi ficando para trás, principalmente com o advento da internet, publicações em blogs, redes sociais, smartphones, etc...
Resistindo ao tempo e a concorrência mídias on-line, em 2015, Tomaz Lourenço teve de tomar uma difícil decisão, e a revista começou a deixar de circular nas bancas de revistas, até que em 2016, os exemplares só poderiam ser adquiridos por assinantes, (com exemplares entregues via correios), ou em stand's montados na entrega de kits de algumas corridas. No entanto, em 2019, com a chegada da pandemia, os últimos acontecimentos só aceleraram um processo que talvez fosse natural, até chegarmos a este triste notícia, do encerramento da Revista Contra Relógio como sempre estivemos habituados nas bancas de revistas.
Mesmo com o final da CR no seu formato impresso, temos uma "ótima notícia". O site da revista continua ativo, e todos os exemplares estarão disponíveis no formato digital (PDF).
Site oficial da Revista Contra Relógio, www.contrarelogio.com.br
Texto de despedida, Tomaz Lourenço. link...
Ao lado, nosso reencontro com Tomaz Lourenço (Idealizador da Revista Contra Relógio), e Gen. Lima Verde (CORCE), durante a entrega de kits do Circuito Golden Four ASICS / Fortaleza, 2015.
No vídeo abaixo, deixamos a nossa colaboração na Revista Contra Relógio em 2011, quando publicamos uma matéria em nosso site Portal do Corredor, destacando o início dos "super kits" em nossas corridas de rua, destoando do que sempre aconteceu em grandes corridas de rua no exterior, EUA, Europa, etc...
.