Corrida Internacional de São Silvestre de 1997. O dia em que o Brasil venceu com Émerson Iser Ben, com direito ao "episódio da água" na cabeça de Paul Tergat.

Fortaleza, 25/07/2020 - Por coincidência, foi em 1997 que participei da minha primeira corrida de rua aqui em Fortaleza – Corrida da TELECEARÁ, mas precisei parar de correr no mesmo ano, por causa dos estudos e trabalho, só retornando definitivamente em 2004, com a criação do nosso site - Portal do Corredor.

Tanto tempo depois, e recapitulando algumas histórias nesta época de pandemia, publicamos nesta terça-feira (21), em nosso canal no YouTube – Portal do Corredor, um bate-papo à distância, com o treinador da equipe de atletismo do Cruzeiro de Belo Horizonte - Alexandre Minardi, que em breve irá completar 35 anos a frente da equipe Azul Celeste. Entre tantas histórias no atletismo, Minardi nos contou detalhes do curioso episódio da água que ele jogou na cabeça de alguns atletas na São Silvestre, com destaque para o lendário Paul Tergat.

Tudo aconteceu nos últimos metros da 73ª Corrida Internacional de São Silvestre em 1997, quando o paranaense Émerson Iserben, superou o queniano Paul Tergat, com uma arrancada fantástica "na temida” Av. Brigadeiro Luiz Antônio. Lamentamos, mas não termos os direitos autorais para exibir o vídeo desta chegada aqui, mas vocês irão encontrar este vídeo com facilidade no YouTube. Acima, uma foto com o momento exato deste episódio.

No vídeo, Minardi surge de repente no 13,6km do percurso - "distribuindo" água aos primeiros colocados, Paul Tergat liderava naquele momento. Nas imagens, percebemos que o queniano é surpreendido com a presença de alguém invadindo o asfalto, no entanto, Minardi relata com exclusividade em nosso vídeo,"que ainda no hotel, havia conversado e avisado a Paul Tergat que faria isso", mas talvez esta comunicação não tenha sido compreendida, pois Minardi não fala inglês, e tão pouco, dialetos africanos.

A história é engraçada e curiosa, mas segundo Minardi "Paul Tergat teria falado, posteriormente em entrevistas, que teria perdido a corrida por causa do “episódio da água”, pois isso teria tirado a sua concentração naquele momento decisivo da corrida. Será, que ele perdeu a prova por isso? Ou, será que Émerson Iser Ben estava no seu dia, e mereceu vencer com todos os méritos?

Pelo que sabemos, estava bem quente naquele dia em São Paulo, e em termos de comparação, verificamos que quando Paul Tergat passou a marca dos 13km na liderença, seu tempo estava praticamente, 3 minutos acima da mesma distância em 1995, (ano em que o queniano cravou o recorde da corrida, 43min 12seg). Recentemente, esta marca que foi superada em 2019, pelo Ungandês - Kibiwott Kandie, 42min 59seg.

Fato, é que Émerson Iser Ben e Vanderlei Cordeiro de Lima, fizeram uma corrida de marcação serrada perfeita - lado a lado, sempre estando entre os 6 primeiros colocados. No último Km, Iser Ben encarou a subida da Brigadeiro Luiz Antônio, com toda força e experiência acumulados em suas provas de cross croutry na América do Sul e Europa, e no final, conseguiu o que parecia impossível, abrir distância na primeira colocação, e superar um dos melhores corredores do mundo de todos os tempos naquela ocasião, Paul Tergat.

Vale lembrar, que Émerson estava no auge de sua forma física na década de 90, com excelentes resultados em provas de pista e rua. Vejam, abaixo algumas de suas marcas impressionantes:


Link Patrocinado:

Divulgamos e sempre recomendamos a nossa empresa contábil, que está com o Portal do Corredor desde o início, há 16 anos. A Nexus Contabilidade está no mercado há 21 anos, atuando na prestação de serviços de assessoria contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária, atendendo a organizações nos seguintes setores: consultorias (jurídica, gestão empresarial, etc); consultórios médicos e odontológicos; empregadores domésticos; representações comerciais, MEI.