Minha Vida no Esporte.

Francisco Syllvânio / Morada Nova / Ceará.

APRESENTAÇÃO

A minha vida nas corridas de rua começou em 2012, quando eu tinha 48 anos de idade, e o motivo inicial desse ingresso na modalidade não foi dos melhores, mas por causa de uma bateria de exames médicos que realizei com todas as taxas elevadas naquela ocasião. Para começo de conversa... Eu acredito muito no esporte, e desde o início da minha trajetória esportiva, sempre procurei valorizar ações que contribuíssem para o meu bem estar, pessoal, profissional e familiar. Sendo assim, a corrida de rua entrou na minha vida com força,  desde então eu passei a ser uma presença assídua nesta modalidade, tão envolvente e viciante - para o bem.

De um modo geral, sempre gostei de praticar esportes desde criança, mas nunca me considerei um atleta. Porém, e de fato, alguém que gostava de estar sempre em atividade nas horas vagas: Jogando futebol, pedalando, malhando, nadando, etc...

No começo, por falta de experiência e sem orientação de um profissional, até cheguei a ter lesões - não recomendo este início impulsivo para ninguém, principalmente se você começar a forçar nos treinamentos em pouco tempo, como fiz. Fica essa dica para os iniciantes nessa modalidade tão especial, nossas corridas de rua. Contudo, com o tempo tudo foi se encaixando, e depois de muita persistência consegui evoluir na modalidade, ganhando diversos troféus em minha faixa etária, treinando sozinho ou em grupo, no asfalto ou na terra, rápido ou devagar, de madrugada ou após às 16 horas... Aos poucos, a magia deste "bom vício" foi me pegando para valer, e diferente de outros esportes que eu já havia praticado, as corridas de rua passaram a fazer parte da minha vida, potencializando o meu bem estar, físico, mental e emocional.

E você? Já percebeu a quantidade crescente de “malucos” que estão invadindo as ruas, estradas, praias e montanhas, em horários bem variados; com idades diversificadas; peso corporal variados; e metas bem distintas? Pois é... Eles, também já foram contaminados pelo "vírus da corrida" como eu, e já fui até chamado de maluco por correr quase todos os dias aqui em minha cidade... Esta paixão pela corrida, representa para mim uma clara sensação de mudança de vida, e observo com satisfação esta "movimentação -  motivacional", por onde andamos. 

Resumindo, todo esporte é válido - com orientação... mas para mim, a corrida de rua ultrapassa a definição de um esporte. É esporte!!! É atividade física!!! É terapia!!! É queimar calorias!!! É emagrecedor!!! É convívio social!!! É estímulo para a mudança de estilo de vida e alimentação!!! É vício - bom!!! Enfim, recomendo fortemente o esporte para todos!!! Comece com a orientação técnica de um profissional de Educação Física, evolua gradualmente, supere-se, e descubra esta magia da corrida de rua em sua vida.

Eu te pergunto: " PORQUE, VOCÊ AINDA NÃO COMEÇOU A CORRER" ?

MINHA SEGUNDA MARATONA, DESTA VEZ, AOS 60 ANOS DE IDADE !!!

 

Fortaleza, 23/01/2024 - O  que  aprendi com a  minha segunda maratona, realizada no último dia 21/01/2024, foi algo impressionante, pois a corrida de rua sempre foi um esporte fascinante e desafiador em minha vida, que começou como uma diversão casual de final de semana, e passou para um estilo de vida saudável, entre o profissionalismo e o amadorismo, com cuidados médicos, treinamentos regulares, hábitos saudáveis, moderação em alguns hábitos, e todos os cuidados que podem nos ajudar a alcançarmos metas pessoais nas corridas, independente da distância que iremos percorrer.

Em 2015, resolvi correr a minha primeira maratona, com influência, inscrição e divulgação através do site Portal do Corredor, e a corrida escolhida foi a Maratona Caixa de Fortaleza, que teve um circuito pelas ruas da Avenida Beira Mar de Fortaleza. Foi um desafio fantástico, que começou no final da tarde e terminou a noite, um  verdadeiro happy hour, que marcou a minha vida de corredor de rua para sempre. Ótimas recordações !!!

Hoje, depois de registrar meu recorde pessoal nos 15 Km da 98ª Corrida Internacional de São Silvestre há poucos dias, encarei o meu primeiro grande desafio em 2024 logo no mês de janeiro, e a corrida escolhida foi a Maratona Rota do Sol Nascente / RN, que tornou-se mais uma corrida super especial na minha vida, pois consegui ser o 1° colocado na faixa etária, 60 anos +, com o tempo de 3h 55min. Ou seja, mais um recorde pessoal em minha vida em poucos dias, desta vez nos 42 Km !!!

Em termos de comparação, em 2015 eu era um corredor de 51 anos iniciante em maratonas, que corria somente 5 Km, 10 Km ou 21 Km por diversão, mas mesmo assim, com uma preparação básica de alguns meses, corri os 42km naquela ocasião em 04h 28min. Esse tempo me estimulou muito, e continuei focado nos treinos, corridas e demais cuidados que devemos ter.

Agora, chegando há um novo ciclo de vida aos 60 anos, o tempo nos mostra que treinarmos regularmente aceitando novos desafios, nos conduz à benefícios e aprendizados que serão infinitos e essenciais para a nossa longevidade, expandindo horizontes, e mostrando que podemos ir muito além do que imaginamos, independente da idade cronológica que temos.


Vídeo com a participação do atleta Syllvânio Santos na 98ª Corrida Internacional
de São Silvestre, com direito a recorde pessoal nos 15 Km, 1h 09min.

Syllvânio Santos em nossa série de 4 vídeos, Treinando em Casa, durante a pandemia. Confiram os outros três vídeos em nosso canal YouTube, Portal do Corredor.


98ª CORRIDA DE SÃO SILVESTRE / A MINHA SEXTA PARTICIPAÇÃO NA CORRIDA COM UM RECORDE PESSOAL NOS 15 KM !!!


Fortaleza, 10/01/2024 - A Corrida Internacional de São Silvestre chegou este ano de 2023, à sua 98ª edição, com mais de 35 mil participantes amadores e profissionais. Como de costume, a corrida vem sendo realizada nas manhãs do dia 31 de dezembro, seguindo uma tradição mundial das grandes corridas do gênero que utilizam o nome do Santo Padre.

Em relação a minha sexta participação na corrida, larguei no pelotão premium ao lado do atleta João Bosco (72), e obtive neste ano a minha melhor classificação na corrida com o tempo final de 1h 09min, (42º colocado em minha faixa etária, 55 / 59 anos, nos 15 Km). Meu nome é Syllvânio Santos, tenho 59 anos, e resido atualmente na cidade de Morada Nova / CE.

Pretendo chegar aos 80 anos, ou mais,  correndo e pedalando !!!


Patrocínio:

- Secretária de Esporte e Juventude / Morada Nova / CE,

- Clínica Odontológica Brisa Rubens / Morada Nova / CE.


Apoio:

- Daniel Carneiro, (Treinador)

- Orianny NAgela, (Nutricionista)

- Ronieri Brilhante e Paulo Carlos, (Preparadores Físicos)

- Diclack Freitas, (Fisioterapeuta)

- Fábio Pitaluga, (Cardiologista)


Divulgação:

- Portal do Corredor, site e redes sociais, (Instagram, YouTube).



MINHA CORRIDA ESPECIAL

Com 48 anos idade,  completei oficialmente a minha primeira corrida de rua com um pequeno percurso de 8 km, porém grande o bastante para romper a barreira do “nunca fiz isso”. A prova foi a 6ª Corrida do Fogo / Limoeiro do Norte / CE, com direito a tudo que outras corridas maiores disponibilizam aos atletas atualmente: Kit, brindes, camisa, número de peito, postos de hidratação, chip para marcar o tempo etc... E essa ainda teve a participação do comandante do Corpo de Bombeiros local, Tenente Cavalcante.

Na época, (abril de 2012), eu estava fazendo um trabalho para o DNOCS, na cidade de Limoeiro do Norte / CE, e durante um treino pela manhã me encontrei com uma turma de corredores, e eles me falaram sobre a corrida. Em poucos dias, comecei a fazer treinos mais fortes para não fazer feio no evento, pois a corrida aconteceria no mês de julho.

Um dos momentos que nunca esquecerei nesta ocasião, foi a chegada no final da corrida, pois teve até banho de chuveiro, acionado pelas mangueiras dos carros de bombeiros para amenizar o forte calor. Foi muito legal !!!

Apesar do calor, creio que consegui fazer uma ótima corrida, pois a falta de experiência pesou, principalmente nos trechos mais difíceis do percurso. Segundo a cronometragem, fiz os 8 Km em 40min 05seg, com uma média de 5min por Km, que futuramente fiquei sabendo que isso chamava-se, "pace", Ka kaaa... O percurso da corrida foi todo pela rodovia CE-265, que liga a BR-116 à cidade de Limoeiro do Norte. largamos na BR às 7h30, contornamos a estátua de Dom Aureliano Matos / Praça da Cadetral, até a chegada em frente ao quartel da corporação.

E ainda teve torcida neste dia tão especial em minha vida. Meus Colegas de trabalho do DNOCS, que estavam comigo nesta missão à cidade de Limoeiro do Norte / CE: Reinaldo, Raimundinha (falecida) e Madeleine. Esta foi, " A Minha Corrida Especial".


CORRIDAS RECENTES


25/02/2024 - Corrida Potiguar Run / Mossoró / RN. 5 Km, 21min 08seg, 2º Faixa etária.

27/01/2024 - Corrida Night Run Quixadá / CE, 8 Km, 33min 33seg. 1º Faixa etária.

21/01/2024 - Maratona Rota do Sol Nascente / Mossoró / RN, 42 Km, 3h 55min. 1º Faixa etária.


31/12/2023 - Corrida Internacional de São Silvestre / SP, 15 Km, 1h 09min 10seg. 42º Faixa etária.

OBS: Recorde pessoal do atleta em sua 6ª participação na São Silvestre. Vejam o vídeo, Link...


17/12/2023 - Corrida Jaguar Trail Run / Jaguaruana / CE, 12 Km, 54min 07seg. 1º Faixa etária.

10/12/2023 - Meia Maratona Vá e Vença / Limoeiro do Norte / CE, 21 Km, 1h 38min 16seg. 1º Faixa etária.

29/10/2023 - Corrida Projeto Saúde / Senador Pompeu / CE, 4,5 Km, 17min 35seg. 4º Faixa etária.

15/10/2023 - Corrida GTO Polícia Militar / Nossoró / RN, 10 Km, 43min 01seg. 5º Faixa etária.

01/10/2023 - Corrida de São Francisco Sítio Sapê / Limoeiro do Norte / CE, 7 Km, 30min 41seg. 8º Geral.

17/09/2023 - Corrida de Croatá / Picos / PI, 8,5 Km, 32min 42seg. 3º Faixa etária.

03/09/2023 - Corrida da Emancipação 126 anos / Limoeiro do Norte / CE, 10 Km, 42min 46seg. 1º Faixa etária.

27/08/2023 - Corrida de Aniversário Nonatinho Foguete / Pacajus / CE, 6 Km, 26min 26seg. 5º Faixa etária.

06/08/2023 - Corrida CORPI / Praia de Iracema / CE, 5 Km, 19min 42seg. 5º Faixa etária.

30/07/2023 - Corrida e Caminhada Projeto Saúde / Quixadá / CE, 5 Km, 20min 15seg. 4º Faixa etária.

16/07/2023 - Corrida Caveiras ao Extremo / Canoa Quebrada / CE, 6 Km, 26min 46seg. 3º Faixa etária.

02/07/2023 - Corrida e Caminhada Junho Vermelho / Solonópole / RN, 5 Km, 20min 14seg. 2º Faixa etária.

18/06/2023 - Corrida de 66 Anos Emancipação / Itapiuna / CE, 8,5 Km, 36min 50seg. 2º Faixa etária.

11/06/2023 - Corrida e Caminhada TBT do GVV / Limoeiro do Norte / CE, 7,5 Km, 33min 19seg. 13º Geral.

28/05/2023 - Corrida da Infantaria / CE, 5 Km, 21min 22seg. 5º Faixa etária.

14/05/2023 - Corrida da Emancipação de Potiretama / CE, 5 Km, 20min 53seg. 2º Faixa etária.

06/05/2023 - Corrida Beneficente da Maçonaria / Mossoró / RN, 5 Km, 19min 57seg. 2º Faixa etária.

30/04/2023 - Corrida Escola Normal Rural / Limoeiro do Norte / CE, 5 Km, 21min 03seg.

16/04/2023 - Corrida de Santa Luzia / PB, 5 Km, 20min 40seg, 5º Faixa etária.

12/03/2023 - Corrida e Caminhada da Mulher / Limoeiro do Norte / CE, 6 Km, 25min 34seg.

12/02/2023 - Corrida Club Society Cajueiro, 7 Km, 29min 55seg. 6º Faixa etária.

21/01/2023 - Corrida Super Night Run / Quixadá / Ceará, 5 Km, 20min 06seg. 6º Geral.

15/01/2023 - Corrida de São Sebastião / RN, 5 Km, 20min 34seg. 4º Faixa etária.


31/12/2022 - Corrida Internacional de São Silvestre / SP, 15 Km, 1h 13min 33seg. 65º Faixa etária.

04/12/2022 - Corrida Vá e Vença / Limoeiro do Norte / CE, 5 Km, 21min 23seg. 1º Faixa etária.

27/11/2022 - Corrida da Cuíca / Mossoró / RN, 5 Km, 20min 52seg. 4º Faixa etária.

01/10/2022 - 1ª Corrida de São Francisco / Sitio Sapê / Limoeiro do Norte / CE, 7 Km, 31min 10seg. 10º Geral.

25/09/2022 - Corrida Amigos de Charles e Rita / Olho D' Água dos Borges / RN, 5 Km, 21min 16seg. 7º Faixa etária.

11/09/2022 - Corrida Associação CORPI / Fortaleza / CE, 3.6Km, 20min 35seg. 5º Faixa etária.

04/09/2022 - Corrida da Emancipação de Limoeiro do Norte / CE, 10 Km, 42min 49seg. 4º Faixa etária.

27/08/2022 - Corrida OAB / Mossoró / RN, 5 Km, 20min 39seg, 2º Faixa etária.

21/08/2022 - Corrida de Aniversário Nonatinho Foguete / Pacajus / CE. 6 Km, 25min 48seg. 3º Faixa etária.

14/08/2022 - Corrida da Imaculada Conceição / Mossoró / RN. 12 Km, 54min 49seg, 1º Faixa etária.

30/07/2022 - Corrida São João dos Queiroz / Quixadá / CE. 04 Km, 16min 12seg, 6º Faixa etária.

23/07/2022 - Corrida de Santana / Caicó / RN. 10 Km, 45min 20seg, 4º Faixa etária.

17/07/2022 - Corrida Run Trail Caveiras ao Extremo / Aracati / CE. 12 Km, 1h 07min 32seg, 2º Faixa etária.

18/06/2022 - Corrida Junina da Cidade de Mossoró / RN. 10 Km, 44 min 36 seg, 3º Faixa etária.

29/05/2022 - Corrida de Rua de Mossoró / RN, 4,5 Km. 3º Faixa etária.

28/05/2022 - Corrida Equipe Siga-me / Aracati / CE, 5 Km. 3º Faixa etária.

24/04/2022 - Corrida UZL Run / Umarizal / RN, 5 Km, 2º Faixa etária.

15/04/2022 - Corrida da Fé / Mossoró / RN, 10km, 4º Faixa etária.

20/03/2022 - Corrida Potiguar Run / Rio Grande do Norte / RN, 10 Km, 2º Faixa etária.

06/03/2022 - Corrida de São José / Juazeiro do Norte / CE. 10 Km, 45min 37seg, 2º Faixa etária.


31/12/2021 - 96ª Corrida Internacional de São Silvestre / SP. 15 Km, 1h 11min 48seg.

19/12/2021 - 3ª Corrida Solidária / Mossoró / RN. 10 Km, 45min 42seg, 3º Faixa etária.

12/12/2021 - 3º Trail Run / Quixadá / CE. 6,5 Km, 26min 17seg, 4º Faixa etária.

05/12/2021 - 3° Corrida CORPI / Fortaleza / CE. 6 Km, 22min 40seg, 4º Faixa etária.

04 a 12/12/2021 - Corrida Virtual SESC / 5 Km, 21min 25seg.

27/11/2021 - 3° Corrida da UFERSA / Mossoró / RN. 5 Km, 20min 17seg, 4º Faixa etária.

02/10/2021 - 1° Corrida Virtual Paquetá SUNSET RUN. 5 Km, 23min 54seg, 2º Faixa etária.

29/08/2021 - 1° Treinão dos Atletas Amadores / Itaitinga / CE. 5 Km, 20min 29seg. 4º Faixa etária.

20/12/2020 - 2º Trail Run / Quixadá / Ceará. 5 Km, 22min 14seg, 3º Faixa etária.

26/07/2020 - 1° Corrida Virtual Força Flex. 5 Km, 21min 10seg, 12º Geral.

08/03/2020 - 1° Corrida de Chão Vá e Vença / Limoeiro do Norte / CE.  12 Km, 59min 20seg, 2º Faixa etária.

05/02/2020 - 1° Corrida Club Society Cajueiro / Maranguape / CE. 7 Km, 30min 18seg, 4º Faixa etária.


31/12/2019 - 95° Corrida Internacional de São Silvestre / São Paulo / SP. 15km, 1h 18min 17seg, 118º Faixa etária.

24/11/2019 - 1° Corrida Mova-se / Morada Nova / CE. 5 Km, 20min 44seg, 3º Faixa etária.

10/02/2019 - 3º Desafio Canela de Ferro / Baturité / CE. 14 Km, 1º Faixa etária.


PRÓXIMAS CORRIDAS


04/05/2024 - Ultra Maratona de Natal / RN - 100 km.

25/05/2024 - Corrida Siga-me / Aracati / CE - 21 Km.

08/06/2024 - Corrida Junina de Mossoró  / RN.


TEMPO ESTIMADO EM ALGUMAS DISTÂNCIAS

5 Km: 21min.

10 Km: 41min.

15 Km: 1h 05min.

Meia Maratona: 1h 41min.

Maratona: 4h 28min.


PRINCIPAIS RESULTADOS

5 km -  VI Corrida SINDPRF-CE (BR 116), 19min 59seg, Fortaleza / CE, 18/08/2013.

10 km - I Corrida Montese (70 Anos), 41min 15seg – Fortaleza / CE, 01/05/2016.

15 km - VII Corrida OPOVO, 01h 05min 45seg – Fortaleza / CE, 27/05/2015.

21 km - 13ª Meia Maratona de Fortaleza, 01h 41min 27seg – Fortaleza / CE, 12/04/2015.

42 km - Maratona Caixa Fortaleza, 04h 28min 51seg, Fortaleza / CE, 31/10/2015.


CONTATO E REDES SOCIAIS


Facebook: www.facebook.com/syllvanio.santos

Contato: syllvanio.santos@bol.com.br


EMPRESAS & PARCERIAS

Brisa Rubens Odontologia: É uma clínica de especialidades médicas que tem como foco principal, você e sua família, com atendimento destinado a todas as idades... de crianças a idosos.  Atuamos com o centro de fisioterapia, psicologia e odontologia, moderna e bem equipada, que atende aos mais altos padrões de qualidade do momento. Nosso objetivo, é viabilizar o melhor tratamento dentário, psicológico e fisioterapeuta a você, seja qual for a necessidade!!!

Resumindo, nosso intuito é oferecer uma assistência médica especializada a quem precisar, com qualidade, responsabilidade, eficiência e ética profissional.

Entre em contato conosco: (88) 99625.4714.

ATLETAS EM DESTAQUE / DIVULGUEM-SE CONOSCO :


01. João Bosco - www.portaldocorredor.com.br/mkt/joao-bosco

02. Wellington Alves - www.portaldocorredor.com.br/mkt/wellington-alves

03. Francisco Syllvânio - www.portaldocorredor.com.br/mkt/syllvanio-santos

04. Félix Luís - www.portaldocorredor.com.br/mkt/felix-luis


ARQUIVO IMPRESSO - PDF :

Neste espaço, disponibilizamos o arquivo PDF completo desta página (documento), para que você possa imprimir e apresentar este conteúdo em reuniões corporativas ou eventos sociais, visando algum tipo de patrocínio ou apoio para as suas atividades esportivas.

Arquivo impresso, com senha. Link...


Primeira live, 11/08/2021 - 19h 30min.

segunda live, 12/08/2021 - 19h 30min.