Corrida de São Silvestre. Você sabia que além da prova brasileira existem mais de 1.300 corridas homônimas espalhadas pelo mundo?
Fortaleza, 03/11/2023 - Quem nunca ouviu falar da Corrida de São Silvestre, não somente a brasileira, mas também outras, realizadas em diversos países mundo afora.
Aprofundando as nossas pesquisas, retornamos a primeira Corrida de São Silvestre, que como todos nós sabemos aconteceu em 1925, tendo como idealizador o advogado, jornalista e visionário, Cásper Libero.
Naquele período, início do Século XX, após acompanhar alguns eventos esportivos no Brasil e Europa, Cásper Libero, acreditou em mais um sonho / empreendimento, principalmente após presenciar algumas corridas locais, como a Volta de São Paulo em 1918, e Volta de Piracicaba em 1919. A Volta de São Paulo, por exemplo, foi uma corrida de 24 Km que marcou o retorno das atividades esportivas no país logo após o término da 1ª Guerra Mundial.
Mas foi em uma viagem de rotina à França em 1924, que Cásper Líbero finalmente encontrou a inspiração que faltava para o seu novo projeto, a Corrida de São Silvestre brasileira.
Tudo isso aconteceu após um café entre amigos em Paris (provavelmente em um Happy Hour), quando todos que estavam no local foram surpreendidos pelo barulho e movimentação de alguns atletas correndo nas ruas, segurando tochas de fogo, em um show pirotécnico que impressionou a todos.
Em seu retorno ao Brasil, Cásper Libero não teve dúvidas, e começou a divulgar a primeira São Silvestre em São Paulo, que posteriormente seria a corrida de rua pioneira no mundo com o nome do Santo Padre.
Sendo assim, em 31/12/1925, 60 atletas inscreveram-se para a primeira São Silvestre brasileira, em São Paulo, com 48 atletas presentes no dia da corrida.
Deste total, 37 foram validados como finalistas após uma linha de corte, que só qualificava aqueles que chegassem 3 minutos após o campeão. Nesta primeira edição, Alfredo Gomes, atleta do Clube Espéria / SP, venceu a corrida de 6,2 Km, com o tempo de 23min 10seg.
Marketing Pessoal e Esportivo. Tenha a sua página esportiva em nosso site, Portal do Corredor, e mantenha o seu curriculum esportivo sempre atualizado. Entre em contato conosco: portaldocorredor@gmail.com.
NEXUS Contabilidade / Fortaleza / CE. Nossa empresa de contabilidade há 19 anos. Entre em contato com a Nexus pelo Instagram ou fone.
Foto histórica: Largada da primeira Corrida de São Silvestre brasileira, 1925.
História: Timeline da Corrida Internacional de São Silvestre, link...
Corrida de São Silvestre, hoje. Não somente no Brasil !!!
Embora a Fundação Cásper Líbero detenha o direito de uso do nome, "Corrida de São Silvestre" no Brasil (INPI), as São Silvestres multiplicam-se mundo afora, com edições realizadas em diversos países, como: Espanha, Portugal, Alemanha, Argentina, Costa Rica, Guatemala, Porto Rico, algumas em continente africano.
Vale ressaltar, que além do caráter competitivo das maiores corridas, (Madri e São Paulo), as São Silvestres apresentam características bem peculiares por onde passam, como: Corridas filantrópicas; Corridas com temperaturas abaixo de zero; Percursos binacionais; Distâncias variadas; Provas infantis; Provas temáticas com fantasiados; Provas sem premiação, etc...
Marketing Pessoal e Esportivo. Tenha a sua página esportiva em nosso site, Portal do Corredor, e mantenha o seu curriculum esportivo sempre atualizado. Entre em contato conosco: portaldocorredor@gmail.com.
São Silvestre brasileira: A pioneira no mundo com o nome do Santo Padre, sendo reconhecida internacionalmente pela grande festa nas ruas da capital paulista, com disputas acirradas e domínio africano nos últimos anos.
San Silvestre Vallecana / Madri / Espanha: A maior do mundo em número de participantes, com um limite de 40 mil corredores na última edição. A prova é dividida em duas modalidades, popular, para atletas amadores, e profissional, para atletas de alto rendimento.
São Silvestre de Monção / Espanha: Começa na Espanha e termina em Portugal. O percurso tem aproximadamente 5 Km, atravessando uma ponte internacional que liga os dois países.
São Silvestre Amadora / Portugal: A mais antiga de Portugal continental, com 48 edições. O percurso da corrida principal tem 10 Km, mas também existe uma corrida para crianças, com percursos de 300 a 1.000 metros. Esta corrida tem uma história rica, com vencedores notáveis como Carlos Lopes, que venceu a primeira edição em 1975.
São Silvestres espalhadas pelo mundo: Portugal !!!
Em uma breve pesquisa na internet, encontramos quase 100 São Silvestres somente em território português. Se você quiser aprofundar esta pesquisa, tenho certeza que irá surpreender-se. Neste caso, basta pesquisar por, "Corrida São Silvestre ou Carrera San Silvestre", acrescentando na pesquisa o nome do país, cidade, ou localidade desejada. Abaixo, deixamos dezenas de localidades portuguesas que possuem um histórico recente de Corridas de São Silvestre.
Alcochete; Algarve; Almada; Almeirim; Alqueidão da Serra; Amadora; Amarante; Amares; Aveiro; Baía do Seixal; Barcelos; Barreiro; Batalha; Boticas; Braga; Caminhense; Casa do Benfica; Castelões; Cidade da Praia; Cidade de Chaves; Cidade do Porto; Cidade Falcão; Cocheiros; Coimbra; Constância; Covilhã; Crato; Cuba; El Corte Inglês; Ermesinde; Esmeriz; Esmoriz Cortegaça; Espinho; Estremoz; Fafe; Famalicão; Felgueiras; Figueira da Foz; Funchal; Gerês; Golegã; Gondomar; Grândola; Idanha A Nova; Ilha da Madeira; Lagoa; Lisboa; Lourinhã; Lourosa; Lousada; Madeiros; Melides; Mirandela; Mogadouro; Monção; Mortagua; Mozelos; Nisa; Nontijo; Olivais; Oliveira De Frades; Oliveira do Hospital; Ovar; Pinhel; Ponta Delgada; Ponte da Barca; Porto; Póvoa de Lanhoso; Praia da Tocha; Quarteira; Reguengos de Monsaraz; Ribeirão; Sado; Santa Luzia; Santa Maria da Feira; Santa Maria Maior; Santa Marta de Portuzelo; Santo Tirso; São Pedro Do Sul; Serra da Estrela; Sesimbra; Tábua; Torres Novas; Vendas Novas; Viana do Castelo; Vila de Nisa; Vila do Conde; Vila Meã; Vila Real; Vila Verde; Vitor Baptista.
Faça a sua pesquisa no Google, YouTube, ou plataformas similares, e entre em contato conosco para compartilharmos novas São Silvestres espalhadas pelo mundo. portaldocorredor@gmail.com
São Silvestres na Espanha. São pelo menos 1.300 corridas !!!
Como já vimos, a São Silvestre Vallecana / Madri, é a maior em número de participantes, (40 mil corredores na última edição), mas as São Silvestres espanholas vão muito além disso, com pelo menos1.300 São Silvestres realizadas na Espanha nos últimos anos.
Neste contexto, para facilitar a nossa vida, destacamos o brilhante trabalho de pesquisa realizado pelo site, "La Energia De San Silvestre", com estatísticas, gráficos, arquivos multimídia, relação de todas as corridas, etc... Vale a pena conferirmos este trabalho !!!
Confiram todas as São Silvestres realizadas na Espanha: www.laenergiadesansilvestre.com/carreras
Vejam esta matéria interessante no site, "Máquina do Esporte", link...
E você, pretende participar de uma São Silvestre? Qual delas?
Confiram detalhes de algumas São Silvestres espalhadas pelo mundo.
- Brasil: Corrida Internacional de São Silvestre / São Paulo. (97 edições). link...
- Espanha: São Silvestre Vallecana / Madri, (45 edições). link...
- Alemanha: Berliner Silvesterlauf, (45 edições). link...
- Argentina: San Silvestre / Buenos Aires, (12 edições). link...
- Colômbia: Carrera Internacional de San Silvestre / Barranquilla, (52 edições). link...
- México: Carrera de San Silvestre / Chihuahua, (46 edições). Link...
- Guatemala: Corrida de San Silvestre, (63 edições). link...
- África / Angola / Luanda, (65 edições). link...
- África / Moçambique / Maputo, (18 edições). link...
- África / Guiné-Bissau, (5 edições). link...
- Porto Rico: Carrera de San Silvestre. link...
- Costa Rica: Lá Clássica San Silvestre / Pavas. link...
Comentários...
Envie o seu comentário para o nosso e-mail. portaldocorredor@gmail.com
Inscreva-se em nosso canal YouTube / @portaldocorredor, link...
Inscreva-se em nosso canal Instagram / @portaldocorredor_oficial, link...
João Bosco / Fortaleza - Sou corredor de rua há 40 anos, e uma das maiores glorifiçaões que tenho, foi participar da minha primeira Sao Silvestre em 1984, e depois, virou um vicio, pois já são 26 participações. Fui também, o primeiro a levar atletas cearenses de ônibus para a corrida em São Paulo. O grupo era formado por atletas da industria e funcionários da antiga TELECEARÀ, e tinha como orientador técnico o Prof. Ernesto. Aos poucos, conseguimos expandir essa visão para outros atletas e empresas. Em São Paulo, ficávamos hospedados em alojamentos do Governo do Estado. Por fim, além das emocionantes chegadas a noite na Avenida Paulista em pleno Réveillon, recordo-me também da entrega de certificados de conclusão da prova em um furgão, com muita chuva. Mas depois de tantas participações, compreendo que para muitos a São Silvestre é uma festa de confraternização, e muitos retornam, como eu. Parabéns ao Portal do Corredor pela iniciativa de fazer uma matéria brilhante e cheia de informações preciosas.
Link Patrocinado: Página esportiva do atleta João Bosco, www.portaldocorredor.com.br/mkt/joao-bosco
Félix Luis / Portal do Corredor - Participei da edição brasileira da corrida em 2006, ano em que Frack Caldeira e Lucélia Peres venceram a prova. Apesar da longa viagem de ônibus, quase 4 dias, o cansaço ficou de lado, pois a motivação, a curiosidade e a adrenalina foram maiores.
Durante as paradas que o ônibus fazia para almoço ou lanches, descíamos e fazíamos trotes leves no acostamento das rodovias, e dormir 100 % no ônibus era quase impossível, pelo menos para mim, pois consegui ter apenas alguns cochilos. Momentos antes da corrida, recordo-me que ficamos em pé no local da largada por mais de uma hora, em um espaço apertado que só nos permitia fazer alguns agachamentos, alongamentos sem sair do lugar, etc... Foi um corrida memorável, com chuva no começo, e muita adrenalina até o final. Quem sabe não retorno em breve !!!
Link Patrocinado: Página esportiva do atleta Félix Luís, www.portaldocorredor.com.br/mkt/felix-luis
Wellington Cavalcante / Cajueiro / Maranguape / CE - Já participei de três São Silvestres com a minha família, e sempre ficamos emocionados quando estamos no meio daquela multidão. Recomendamos a todos, nem que seja uma única vez.
Igor Rocha / Fortaleza - Vou realizar meu sonho de correr a São Silvestre e me manter em forma , visto a dificuldade diante das tradicionais festas de fim de ano. Será uma grande festa.
Otonildo Lima / Maranguape / CE - Muitos motivos envolvem corredores anônimos. Correm por saúde, amizades, diversao etc... E muitos sonham em uma corrida especifica dentro ou fora do Brasil. A São Silvestre, é um sonho para muitos, esse ano de 2017, estou tendo a experiência de encará-la pela primeira vez. Espero que todos aqueles, como eu, que vieram pela primeira vez, possam realizar uma boa prova, e que possamos passar para outros a experiência de ter vivido esse momento único na São Silvestre, uma das corridas de rua mais disputadas do mundo.
Alguns de nossos vídeos relacionados ao tema.
Bate-Papo com Alexandre Luiz Minardi e Émerson Iser Ben, personagens da São Silvestre 1997.
Bate-Papo com Vanderlei Cordeiro, medalhista olímpico com participações na São Silvestre.
73ª Corrida de São Silvestre, 1997. O episódio da água, com Alexandre Luiz Minardi e Émerson Iser Ben.
João Bosco, (72). Terceiro lugar em sua faixa etária na 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, 2022.